Instrutores KnowsMed
Adalberto Menezes Lorga Filho
Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1991) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Corpo Clínico do Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e Associado-Efetivo da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia.
Alexander Benchimol
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e especialização em Endocrinologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (2001) . Atualmente é colaborador do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia e do Instituto Nacional de Cardiologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia.
Amelio Fernando de Godoy Matos
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (1976). Tem títulos de especialização e de Mestrado em Endocrinologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e de Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). É endocrinologista titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia(SBEM) e pela Associação Médica Brasileira. Ex-presidente da SBEM e da Associação Brasileira para Estudos sobre Obesidade. Atualmente é chefe do Serviço de Metabologia do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione e Professor de pós-graduação em Endocrinologia da PUC-RJ.
Ana Luiza Ferreira Sales
Formação em medicina pela Universidade Federal Fluminense, residência médica em Clínica Médica pelo Hospital Central da Aeronáutica. Pós graduação em medicina ocupacional pela Universidade Federal Fluminense. Residência médica em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Residência médica em ecocardiografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em ciências médicas pela UERJ. Médica cardiologista do serviço de Insuficiência cardíaca e transplante cardíaco do Instituto Nacional de Cardiologia. Médica coordenadora do programa de transplante cardíaco do HUPE\UERJ. Coordenadora da UCI, programa de transplante cardíaco e suporte circulatório mecânico Hospital Pro-cardíaco.
André Volschan
Possui DOUTORADO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (2009) e MESTRADO EM MEDICINA, CARDIOLOGIA (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ . ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE: NOVAS TECNOLOGIAS pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (1987). RESIDÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (1984 a 1986). GRADUAÇÃO EM MEDICINA pela Universidade Gama Filho (1983). Atualmente é COORDENADOR DE ENSINO E PESQUISA do Hospital Pró-Cardíaco, RJ. Anteriormente foi Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital Pró-Cardíaco, RJ (2006 a 2012); Médico do Colégio Pedro II, RJ (1984 a 2018); Assistente de Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (1985 a 1993); Professor Assistente em Clínica Médica na Universidade Gama Filho, RJ (1989 a 1992); Professor Auxiliar de Ensino na Fundação Técnico Educacional Souza Marques, RJ (1987 a 1993). Participação como autor e coautor em 22 artigos científicos. Participações em 207 eventos científicos nacionais e internacionais. Área de atuação: Medicina de Urgência e Emergência, Cardiologia, Terapia Intensiva e Medicina Baseada em Evidências.
Arnaldo Rabischoffsky
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1982). Atualmente é Chefia do Centro de Ensino e Pesquisas do Pró-Cardíaco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ecocardiografia.
Bruno Paolino
CRM: 00001
Médico e Cardiologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em ciências pelo Programa de Cardiologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-FMUSP). Atualmente, atua como Médico assistente no setor de Cardiologia da UERJ e Coordenador médico de pesquisa clínica no Hospital DASA São Lucas-Copacabana. Trabalha na assistência com ênfase no paciente cardiológico e no risco cardiovascular de pacientes saudáveis. Possui interesse na produção científica e no ensino.
Charles Slater
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004). Mestre em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2024). Atua na área de arritmias cardíacas e eletrofisiologia cardíaca intervencionista, com ênfase em tratamento por cateter de arritmias cardíacas e implante de dispositivos cardíacos eletrônicos (Marcapassos, Cardio-desfibriladores e ressincronizadores). Possui título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), título de especialista em Eletrofisiologia Cardíaca Invasiva pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e é Membro Habilitado em Estimulação Cardíaca Artificial Pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da SBCCV. Tornou-se Registered Cardiac Electrophysiology Specialist (RCES) pelo Cardiovascular Credentialing International (CCI), bem como Certified Cardiac Device Specialist (CCDS) pelo International Board of Heart Rhythm Examiners (IBHRE) / Heart Rhythm Society (HRS), Certified Electrophysiology Specialist (CEPS) pelo International Board of Heart Rhythm Examiners (IBHRE) / Heart Rhythm Society (HRS) e EHRA Certified Electrophysiology Specialist (ECES) pela European Heart Rhythm Association (EHRA). Recebeu o título de Fellow do Heart Rhythm Society em Denver, CO, EUA (2013). Membro do Heart Rhythm Society (HRS), da European Heart Rhythm Association (EHRA) e da Sociedad Latinoamericana de Estimulación Cardíaca y Electrofisiología (SOLAECE - Atual LAHRS). Atualmente é médico do Serviço de Arritmias e Estimulação Cardíaca Artificial - Centro de Fibrilação Atrial do Hospital Samaritano (RJ).
Diane Xavier de Ávila
Atua em Clínica médica, Cardiologia e Pesquisa clínica. Mestrado e Doutorado em Ciências Cardiovasculares pela PGCCV UFF. Residência em Clínica Médica no Hospital Central da Aeronáutica e Cardiologia no HUAP.-UFF Coordenadora do Centro ambulatorial de Amiloidose CHN-DASA. Editora do Clinical Guide: Amyloidosis and Fabry disease pela Springer, junto do Prof Humberto Villacorta publicado em fev/2023.Professora da faculdade de Medicina Facmar - Univassouras.
Eduardo Benchimol Saad
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1997). Residências em Clínica Médica (1998-1999) e Cardiologia (1999-2001) no Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro HUCFF-UFRJ. Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC (2000). Especialista em Eletrofisiologia Cardíaca pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas SOBRAC (2003). Especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pelo Departamento de Estimulação Cardíaca (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (2004). Fellowship em Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial na Cleveland Clinic Foundation, Estados Unidos (2003). Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2011). Foi chefe do Setor de Arritmia Cardíaca do Hospital Pró Cardíaco e Médico do Instituto Nacional de Cardiologia. Atualmente é Diretor do Centro de Fibrilação Atrial e Coordenador do Serviço de Arritmias Cardíacas do Hospital Samaritano; Médico do Harvard Thorndike Electrophysiology Institute / Beth Israel Deaconess Medical Center, Boston, EUA; e Instrutor de Medicina na Harvard Medical School, Boston, EUA. Tem experiência na área de Medicina Interna, Cardiologia e atua na área de Eletrofisiologia Clínica Invasiva, principalmente no tratamento da fibrilação atrial, ablação por cateter, arritmias ventriculares, estimulação cardíaca artificial (marcapassos e desfibriladores) oclusão do apêndice atrial. Tem licença médica para prática irrestrita da Medicina nos Estados de Ohio, Flórida e Massachusetts, EUA.
Evandro Tinoco Mesquita
Doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo, USP. Mestre em Ciências Cardiovasculares, Especialista em Cardiologia e graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Atualmente professor titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Cardiovasculares da UFF. Também membro do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Administração, na linha de gestão em saúde com foco em liderança, da UNIALFA. Na área cardiovascular tem pesquisado em medicina personalizada/cardiogenética e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, cardiologia digital, doenças do pericárdio, cardioreumatologia e cardiometabologia. Diretor Científico de Miocardiopatias da Sociedade Brasileira de Cardiologia Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, sendo Presidente do cap. Rio de Janeiro, CEBEX. Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia. Felow da Sociedade Interamericana de Cardiologia. Membro dos grupos de pesquisa vinculados ao CNPQ de Imagem Cardiovascular e do Observatório do Tempo Presente, linha da molécula a população. Ainda foi diretor Clínico do Hospital Pró-Cardíaco e diretor de Qualidade Assistencial na Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, SBC.
Fábio Fernandes
Graduado em Medicina - FMUSP (1992); Doutor em Cardiologia - FMUSP (2001), Professor Livre-Docente - FMUSP (2011); Professor Colaborador Médico Depto de Cardiopneumologia - FMUSP; assessor ad hoc da Comissão Científica ? InCor-HC-FMUSP. Diretor científico do Departamento de Cardiologia Clínica ? SBC (2014-15), Diretor da Unidade Clínica de Miocardiopatias e Doenças da Aorta - InCor-HCFMUSP. Atuação na área de Cardiologia com ênfase em: pericardiopatias, miocardiopatias e insuficiência cardíaca.
Felix José Alvarez Ramires
Possui graduação em Medicina pela Universidade Severino Sombra (1990). Doutor em Medicina (Emergências Clínicas, 1999) e Livre-Docente - Cardiologia (2005) pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (FMUSP). É professor colaborador do Departamento de Cardiopneumologia - FMUSP. Médico assistente da Unidade Clínica de Miocardiopatias-Doenças da Aorta do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - FMUSP, responsável pelo Laboratório de Experimentação da mesma Unidade, membro da Comissão Científica do InCor-HC-FMUSP e membro da Comissão de Pós-Graduação - InCor-HC-FMUSP. Diretor científico da SOCESP (2022/2023). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência cardíaca, remodelamento miocárdico, investigação experimental.
Fernanda Cristina Carvalho Mattos
Nutricionista Fernanda Mattos, Doutora em Ciências Nutricionais; Mestrado em Clínica Médica e Pós Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diploma de Competência em Sobrepeso e Obesidade pelo Colégio Oficial de Médicos de Barcelona. Extensão universitária em Continuing Medical Education Programa in Obesity pela Royal College of Physicians and Surgeons do Canadá. Nutricionista do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUCFF/UFRJ. Docente do módulo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica de cursos de Pós-graduação Lato e Stritu Sensu. Membro Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Membro da International Federation for the Surgery of Obesity (IFSO).Sócia da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). Áreas de experiência: Nutrição Clínica, Obesidade, Balão Intragástrico, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Ortognática e Gestantes de alto risco (obesidade ou submetidas à Cirurgia Bariátrica).
Fernanda Marciano Consolim-Colombo
OBTEVE O TÍTULO DE PROFESSOR LIVRE-DOCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE CARDIO-PNEUMOLOGIA, DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA, PELA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM JANEIRO DE 2007. ATUA COMO MÉDICA-ASSISTENTE DA UNIDADE DE HIPERTENSÃO DO INCOR-FMUSP DESDE 1992, ONDE COORDENA O LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA DA UNIDADE DE HIPERTENSÃO. ATUOU COMO PROFA. COLABORADORA DO DEPARTAMENTO DE CARDIOPNEUMOLOGIA DA FMUSP POR MAIS DE 10 ANOS. É PESQUISADORA E DOCENTE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE 9 DE JULHO DESDE 2010, COM ATUAÇÃO NAS UNIDADES CURRICULARES CONHECIMENTO CIENTIFICO, TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO EM SAUDE, CLINICA MÉDICA E SUAS ESPECIALIDADES TERAPÊUTICAS E PROPEDÊUTICA, ALÉM DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA. TEM COMO ÁREAS DE INTERESSE EM PESQUISA CLÍNICA E BÁSICA: HIPERTENSÃO ARTERIAL, CONTROLE REFLEXO CARDIOVASCULAR, FUNÇÃO ENDOTELIAL E INFLAMAÇÃO. MANTÉM PROJETOS DE PESQUISA EM PARCERIA DE FORMA REGULAR COM AS PROFAS MARIA CLAUDIA IRIGOYEN, KATIA DE ANGELIS, MADSON Q ALMEIDA, ALLAN RK SALES, E VALENTIN PAVLOV, COM VÁRIOS OUTROS PESQUISADORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ATUA NA PESQUISA TRANSLACIONAL DESENVOLVENDO ESTUDOS NA ÁREA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR, NEUROIMUNOMODULAÇÃO, INFLAMAÇÃO E REMODELAMENTO CARDIOVASCULAR. BOLSISTA PQ 1D.
Fernando Oswaldo Dias Rangel
DOUTORADO EM MEDICINA (CARDIOLOGIA) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). MESTRADO EM MEDICINA (CARDIOLOGIA) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). RESIDÊNCIA MÉDICA EM CARDIOLOGIA pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1988 a 1991). RESIDÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (1987 a 1988). GRADUAÇÃO EM MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980 a 1986). Possui TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM MEDICINA E CIÊNCIAS DA SAÚDE: NOVAS METODOLOGIAS (2015 a 2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.TÍTULO DE ESPECIALISTA EM TERAPIA INTENSIVA (AMIB). FELLOW OF THE AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY. FELLOW OF THE EUROPEAN SOCIETY OF CARDIOLOGY. Membro Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenador das Unidades Cardiointensiva e Semi-Intensiva Térreo e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital Pró-cardíaco, RJ. Coordenador da Pós-Graduação em Cardiologia do Instituto Nacional de Cardiologia. Coordenador da Pós-Graduação em Cardiologia da PUC-RJ e membro da Comissão de Julgamento do Título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia CJTEC. Área de atuação: Medicina, Cardiologia.
Henrique Barbosa Ribeiro
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP em 2004, tendo concluído a residência em Clínica Médica na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em seguida realizou a residência em Cardiologia Clínica e Cardiologia Intervencionista no Instituto do Coração/INCOR, da Faculdade de Medicina da USP. Durante a residência médica fez estágio na Cleveland Clinic, e no Saint Joseph Translational Research Institute, ambos nos Estados Unidos. Em seguida, realizou fellowship e doutorado pela Université Laval, em Quebec no Canadá, tendo sido o PhD defendido em 2015. Atualmente é médico hemodinamicista dos Hospitais InCor/FMUSP, Samaritano Paulista e Sirio Libanês. Atua principalmente nos seguintes temas da cardiologia: valvopatias, doença arterial coronária, intervenções cardíacas em cardiopatia estruturais, implante transcatéter de válvula aórtica (TAVI) e angioplastia coronária. Tem projetos de pesquisa em todas essas áreas.
Heron Werner Junior
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Medicina (Clínica Obstétrica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é médico da Clínica de Diagnóstico Por Imagem (CDPI) e da Alta Excelência Diagnóstica. Tem experiência na área de Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: ressonância magnética, ultrassonografia, feto, medicina fetal e impressão 3D e Realidades Expandidas. Professor do Programa de Pós Graduação em Radiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Biodesign Dasa/PUC-Rio. Membro Titular da Academia Brasileira de Ultrassonografia. Membro Titular da Academia Latino Americana de Ultrassonografia. Ex Embaixador da "The International Society of Ultrasound in Obstetrics and Gynecology" (ISUOG) no Brasil. Vice-presidente da Comissão Nacional de Especialização (CNE) de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Editor associado do "Journal of Clinical Ultrasound". Colaborador do Instituto de Ensino e Pesquisa, Dasa (IEPD).
Humberto Villacorta Junior
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Fellow da European Society of Cardiology. Concluiu MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em 2015. Cursou o Preceptorship on Heart Failure no Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School, Boston, USA, em 2016. Cursou o Preceptorship Program on Heart Failure nos Hospitais San Carlos, Ramón y Cajal e Puerta de Hierro, Madri, Espanha, em 2017 e Preceptorship em Diabetes Mellitus na Universidade de Oxford, Inglaterra, em 2024. Membro-Fundador do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC). Foi Presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da SOCERJ no biênio 2001-2002 e Diretor Científico no biênio 2016-2017 e 2020-2021. Atualmente é Professor Associado da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na pós-graduação, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É Chefe da Disciplina de Cardiologia desde Outubro de 2021. Orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, na linha de Insuficiência Cardíaca. Atua na área de Cardiologia, com experiência em Insuficiência Cardíaca, com foco em biomarcadores, bioimpedância vetorial (BIVA), insuficiência cardíaca descompensada. Membro de Grupo Internacional de Pesquisadores MLB (Machine Learning and Biomarkers), com pesquisas em COVID-19, Emboila Pulmonar e IC aguda. Presta consultoria na área de Biomarcadores, Insuficiência Cardíaca e análise de dados em Medicina.
Isabela Cristina Mendes Volschan
Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Doutora em Medicina pela UFRJ (2016) Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987). Médica do Serviço de Cardiologia do HUCFF da UFRJ desde 1997, admitida através de Concurso Público homologado de acordo com a publicação no DOU de 18/08/1997, nomeada através da portaria número 2444 de 08/07/1997. Matrícula 2154418.
Joana Dantas
Graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003);
Residência Médica pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE);
Mestrado em Nutrologia e Diabetes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011)
Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2022)
Cientista Visitante na Universidade de Lund – Suécia (2013) – Clinical Reaserch Center – Diabetes.
Presidente do Conselho do Departamento de Lipídeos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2021-2022)
Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022-2023)
Médica e Pesquisadora clínica do Departamento de Nutrologia e Diabetes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho -UFRJ
Endocrinologista do Hospital Pró-Cardíaco.
José Ary Boechat e Salles
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal Fluminense (1992). Residencia em Cardiologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro) entre 1993-1996. Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em 1997. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista desde 2001. Coordenador do Serviço de Cardiologia Intervencionista do Hospital Samaritano e do Americas Medical City. Cardiologista Intervencionista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Diretor científico da Sociedade de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Estado do Rio de Janeiro na gestão 2008-2009. Presidente da Sociedade de Hemodinamica e Cardiologia Intervencionista do Estado do Rio de Janeiro de 2010-2011 Diretor da Sociedade Brasileira de Hemodinamica e Cardiologia Intervencionista de 2012-2013 Diretor Cientifico da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro 2014-2015.
José Francisco Saraiva
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979) e doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - SOCESP (Biênio 2018 - 2019); Diretor de promoção de saúde cardiovascular - Sociedade Brasileira de Cardiologia (2020). Membro titular do conselho curador da Fundação Síndrome de Down; Conselheiro da Universidade Anhembi Morumbi; Membro do Comitê de Prevenção de Doenças Cardiovasculares na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Cardiologia desde 2012. Diretor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Faculdade de Medicina (2003 - 2006); Vice-presidente do Departamento de Aterosclerose - Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC até 2006; Membro titular Câmara Técnica de cardiologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2014 - 2018). Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, cardiologia, insuficiência cardíaca congestiva, coração e dislipidemias.
Juliana Saldanha
Doutora em Ciências Médicas na Universidade Federal Fluminense (UFF) com período sanduíche no INSA - Université Claude Bernard Lyon 1 (CarMen - Cardiovasculaire, Metabolisme, Diabetologie e Nutrition). Mestrado em Ciências Médicas (UFF) concluído em 2011, especialista em Nutrição Clínica pela Univrsidade Gama Filho e graduada em nutrição pela UFF (2003). Atua como nutricionista clínica em consultórios particulares no RJ, como professora convidada de cursos de pós-graduação lato sensu em diversos estados do Brasil,e como palestrante na área de nutrição e saúde. Experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em atendimento ambulatorial, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças crônicas não transmissiveis (obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias) e doença renal crônica.
Juliana Serafim da Silveira
Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com residência médica em Radiologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e pelo Hôpital European George Pompidou - França. Título de Especialista em Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). Diploma em Imagem Oncológica pelas Universidades Paris VI e IX. Especialização em imagem cardiovascular pelo Hôpital Cardiologique de Lille - França. Fellowship de pesquisa clínica em oncologia diagnóstica pelo INCA. Research Fellowship em imagem cardiovascular na Ohio State University - EUA. Doutora em Cardiologia pelo INCOR-FMUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: Radiologia e Diagnóstico por imagem, Radiologia cardiotorácica, Imagem cardiovascular. Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DIC), Radiological Society of North America (RSNA), Society of Cardiovascular Computed Tomography (SCCT) e Society of Cardiovascular Magnetic Resonance (SCMR).
Lídia Ana Zytynski Moura
Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2005) , pós doutorado em ins cardiaca avançada no Brigham and Women's Hospital/Harvard Medical School(2018). Atualmente é professora titular da Escola de Medicina e Ciencias da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Diretora do eixo de Saude Humana EMCV, médica - Consultório Para Prática Privada. Coordenadora Serviço de Cardiologia Hos. Universitário Cajuru e Hospital São Marcelino Champagnat.
Luiz Antônio Carvalho
Residência Médica em Cardiologia no Hospital Universitário Federal do Rio de Janeiro, no período de 1983 a 1986. - Formação em Cardiologia Intervencionista no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Universitário Federal do Rio de Janeiro, no período de 1986 a 1989. - Especialista em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1985. - Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, desde 2003. - Especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira, desde 2003. - Especialista em Cardiologia Intervencionista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, desde 2004. - Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, desde 1986. - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, desde 2004.
Luiz Antonio de Almeida Campos
Possui graduação em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1982), especialização em Terapia Intensiva pelo Associação de Medicina Intensiva Brasileira(1985), especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia(1989), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1991) e residencia-medicapela Hospital Naval Marcílio Dias(1984). Atualmente é médico da Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Hospital Pró Cardíaco, Instrutor da Associação, Instrutor da Fundação, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, do Associação de Medicina Intensiva Brasileira, da Society Of Critical Care Medicine e da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas:clínica médica.
Luiz Eduardo Montenegro Camanho
Possui graduação em Médicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM) em 1991. Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desde 1994. Especialista na Área de Eletrofisiologia Clínica Invasiva obtido em 2002. Mestre em Medicina (área de de concentração: Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2005. Obtenção em 2006 do título de Membro Habilitado em Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável pela SBC e Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Especialista em Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantàvel pela Associação Médica Brasileiura e pela SBC desde 2018. Doutor em Ciências Medicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2020. Fellow of European Society of Cardiology. Atualmente atua como médico do Serviço de Arritmia Invasiva e Estimulação Cardíaca Artificial do Hospital Pró-Cardíaco, com ênfase na área de arritmologia invasiva, fibrilação atrial, prevenção de morte súbita e terapia de ressincronização cardíaca.
Marcelo Heitor Vieira Assad
CRM: 00001
Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro SOCERJ - Biênio de 2024. Desde 2010 atua como Coordenador do Serviço de Lípides e Diabetes do Instituto Nacional de Cardiologia - INC e Diretor Presidente da Fundação Pró-Coração FUNDACOR. Fellow do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology. Mestre em Cardiologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Doenças cardiovasculares, Dislipidemia e Hipercolesterolemia familiar. Autor de livros e periódicos sobre Cardiologia e Clínica Médica. Trabalhos Científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais e constantes participações científicas em congressos médicos de níveis: regional e nacional. Pesquisador com grande experiência em desenvolvimento de estudos com novos fármacos, atuando em estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais.
Marcelo Imbroinise Bittencourt
Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1994), Pós-graduação e Estágio em tempo integral em Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia RJ, Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Foi presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e Cardiomiopatias da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ) - biênio 2016-2017. Também é médico da clínica de insuficiência cardíaca e cardiomiopatias da Universidade do Estado do RJ e coordenador da vertical de cardiogenética da DASA genômica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiomiopatias, genética cardiovascular, insuficiência cardíaca e terapia intensiva em cardiologia.
Marcelo Imbroinise Bittencourt
Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1994), Pós-graduação e Estágio em tempo integral em Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia RJ, Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Foi presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e Cardiomiopatias da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ) - biênio 2016-2017. Também é médico da clínica de insuficiência cardíaca e cardiomiopatias da Universidade do Estado do RJ e coordenador da vertical de cardiogenética da DASA genômica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiomiopatias, genética cardiovascular, insuficiência cardíaca e terapia intensiva em cardiologia.
Marcelo Montera
Doutor em cardiologia pela Universidade de São Paulo
Mestre em cardiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Coordenador do Centro de Insuficência Cardíaca do Hospital Procardiaco
Fellow pelo American College Cardiology
Fellow pelo European Society of Cardiology
Fellow pela European Hear failure Association
Fellow em suporte mecânico circulatório pelo Tampa General Hospital-USA
Leadership Graduation pela Cleveland Clinic , Samson Global Leadership Academy.
Ex-presidente do Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da sociedade brasileira de cardiologia
Ex-presidente do departamento de clinica cardiológica da sociedade brasileira de cardiologiaa
Coordenador das I diretriz brasileira de Miocardites 2022
Coordenador da Diretriz Brasileira de Insuficiencia Cardiaca Aguda 2018.
Coordenador da Diretriz Brasileira de Valvopatias 2011
Coordenador do Registro Brasileiro de Takotsubo 2024
Marcio Pinto Maximo Balieiro
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 2023. Residência Médica em Cirurgia Geral e Videolaparoscópica no Hospital Federal de Bonsucesso, Rio de Janeiro. Pós Graduação no Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Endócrina do Hôpital Civil da Universidade Louis Pasteur, Strasbourg, França (2008). Observership no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, NY, USA (2010).Titulado em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Titulado em Área de Atuação em Cirurgia Videolaparoscópica. Titulado em Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Certificado em Cirurgia Robótica pela Intuitive em 2017. Atualmente é Cirurgião da Clínica Cirurgia I do Hospital Federal de Bonsucesso, desde 2006. Cirurgião na Clinica Privada. Tem experiência na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, com ênfase em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Laparoscópica e Robótica.
Marcos Jose Pereira Renni
Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1988), graduação em Ciencias Biologicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1981) e Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutor em Medicina pela UFRJ . Diretor do Hospital do Câncer II, do Instituto Nacional de Câncer/MS até fevereiro de 2016. Ocupei o cargo de Superintendente da Regulação REUNI-SES-RJ de março de 2016 à maio de 2016. Atualmente desenvolvendo pesquisa na área de trombose e câncer. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trombose, cancer education, cancer, cardiologia clínica e cardio oncologia.
Marcus Vinicius Simões
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (1986), Mestrado, Doutorado e Livre Docência em Cardiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Pós doutorado em Cardiologia Nuclear na Universidade Tecnológica de Munique, Alemanha, no Klinikum Rechts der Isar, supervisão do Prof. Markus Schwaiger. Atualmente é Professor Associado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) da Divisão de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Atua na área de Cardiologia, com ênfase em Insuficiência Cardíaca e Cardiomiopatias, incluindo métodos cintilográficos de imagem para avaliação funcional cardíaca (Cardiologia Nuclear). Atua como Coordenador da Clínica de Insuficiência Cardíaca e do Centro de Referência em Investigação em Amiloidose (CIA) do Hospital das Clínicas - FMRP-USP. É atual Diretor Científico do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia gestão 2024-2025.As linhas principais de investigação incluem: caracterização fenotípica da amiloidse cardíaca, processos fisiopatogênicos da cardiomiopatia crônica da Doença de Chagas, avaliação da perfusão e da inervação simpática cardíaca em pacientes com cardiomiopatia dilatada, correlação entre isquemia microvascular e função ventricular em diferentes cardiopatias, caracterização funcional por métodos de imagem de modelos experimentais de insuficiência cardíaca.
Maria Amélia Bulhões Hatem
Maria Amélia Bulhões Hatem é Médica pela Universidade Federal da Bahia (1993), concluiu as Residências Médicas em Clínica Médica (1996) e Cardiologia (1998); concluiu os estágios no Setor de Ecocardiografia, Arritmias e Cardiopatias Congênitas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1997); em Ecocardiografia na Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro (Hospital Português) em Salvador (1999-2000); e, em Ecografia Vascular, realizado na Fundação Gaúcha de Radiologia e Ecografia (FUGARE) (2002). É Mestre (2003) e Doutora (2007) em Medicina, na especialidade Cardiologia, pelo Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul. Títulos de Especialista em Cardiologia (1997) e Ecocardiografia (2001) pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia, e em Ecografia Vascular com Doppler (2003) pela Associação Médica Brasileira, Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Atualmente é Supervisora da Residência Médica em Ecocardiografia da FMB/HUPES/Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Preceptora nas residências de Ecocardiografia e Cardiologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos Hospital das Clínicas Salvador-Bahia. Professora e Vice-Chefe do Departamento de Medicina e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Médica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia atuando na preceptoria do Ambulatório de Doenças raras: Amiloidose e Fabry e de Diabetes e Insuficiência cardíaca e Diabetes e Doenças Ateroscleróticas. Médica Assistente, responsável técnica, Pesquisadora e Ecocardiografista da Clínica CEDIBA (Centro de Diagnóstico Integrado da Bahia), do Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças cardiovasculares raras, prevenção em cardiologia clínica, Diabetes, Dislipdemia, Ecocardiografia, Ecocardiografia fetal e Ecodoppler vascular.
Pedro Gabriel Melo de Barros e Silva
Graduação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Possui Residência médica em Clínica Médica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2005-2007) e em cardiologia pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (2007-2009). Formação em ecocardiografia adulto pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (2009-2011). Possui título de especialista em Clínica Médica e área de atuação em Medicina de Urgência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica / Associação Médica Brasileira. Possui também título de especialista em Cardiologia e área de atuação em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / Associação Médica Brasileira. Obteve também o título de especialista em medicina de emergência pela ABRAMEDE/AMB. Nos anos de 2011 a 2013 completou com sucesso o programa de treinamento em pesquisa clínica do DCRI (Duke Clinical Research Institute) tendo recebido o Master Degree of Health Science pela Duke University. Em 2015 recebeu o título de doutor em cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo e em 2024 concluiu o pós-doutorado em medicina translacional pela mesma instituição. Pós-graduação lato sensu em Educação em Saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Ocupou o cargo de Médico da Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo por 2 anos, de Coordenador do Pronto-Atendimento do Hospital Totalcor no ano de 2012, gestor da Amil Clinical Research em SP de 2013 a 2016 e de coordenador do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo de 2016 a 2018. Foi coordenador médico do protocolo de dor torácica, fundador da telemedicina em cardiologia da Amil e atuou na gestão da cardiologia da Amil e Americas (United Health Group) de 2011 a 2023. Responsável pelo programa de cuidados clínicos em Infarto Agudo do Miocárdio (certificado pela JCI) e do Chest Pain Center (acreditado pelo American College of Cardiology) do Hospital Samaritano Paulista. Instrutor facultado da AHA responsável pelo ICEP Hospital Samaritano. Médico pesquisador do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e do Instituto de Pesquisas HCOR. Professor titular do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo (disciplina de inovação, pesquisa e gestão em saúde). Membro do CONSELHO DE NORMATIZAÇÃO DAS DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA (ConDir). Membro do comitê diretivo do Global Heart Attack Treatment Initiative (GHATI) do American College of Cardiology. Fellow do American College of Physicians, da European Society of Cardiology e do American College of Cardiology. Participou da revisão de eventos clínicos do estudo ARISTOTLE (N Engl J Med. 2011;365:98192.), CHAMPION PHOENIX (N Engl J Med. 2013;368(14):1303-1313.), dentre outros. Autor do livro "Semiologia Cardiovascular Baseada em Evidências", escreveu e revisou capítulos em mais de 10 livros nas áreas de Cardiologia, Ecocardiografia, Medicina de Urgência, Medicina Intensiva e Clínica Médica. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Urgência, Medicina Intensiva, Ecocardiografia e Pesquisa Clínica. Coordenador da pós-graduação de pesquisa clínica e de cardio-oncologia da Med.IQ.
Rui Manuel dos Santos Povoa
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1979), graduação em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1974), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1986) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989). , atuando principalmente nos seguintes temas: cardiologia clínica, hipertensão arterial, risco cardiovascular perioperatório, e cardiopatia hipertensiva. Preceptor da residência médica- área clínica (cardiologia)- do Hospital do Servidor Estadual FMO- São Paulo. Chefe do Setor de Cardiopatia Hipertensiva da Universidade Federal de São Paulo. Professor da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo.
Sergio Emanuel Kaiser
Possui doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ (2012) e mestrado em Cardiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979). É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente exerce o cargo de coordenador da disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental da UERJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia clínica e hipertensão arterial. Atuou intensamente na área de gerenciamento de cardiopatia crônica e diabete. Possui experiência em acreditação de instituições médicas junto a organismos internacionais.
Silvia Moreira Ayub Ferreira
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1992) e doutorado em Medicina (Emergências Clínicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é médico assistente da Unidade de Insuficiência Cardíaca e Transplante do INCOR - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência cardíaca, transplante cardíaco, comorbidades na insuficiência cardíaca e cardiotoxicidade a quimioterápicos.
Tarso Augusto Duenhas Accorsi
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina.
Vanessa dos Santos Pereira Montera
Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Ciências cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Nutrição, Alimentação e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora substituta no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
